Início Portuguese Sugestões, Elogios e Criticas

[Crítica] Campeonatos de Cooperativas

1913

Comentários

  • Kinhihna_111Gam (PT1)Kinhihna_111Gam (PT1) PT1 Postagens: 15
    boa noite !! 
    na pagina da 4º edição  do campeonato mundial pode se lêr isto " 

    "foi adicionada à comerciante do mundial,.... tendo sido removidas a Pipa Acrobática, a Máquina de Chicletes e as Caixas Festival de Colheitas. Os bónus aplicados a estes itens, que agora vão ser retirados, não foram limitados aquando da introdução inicial (algo que deveria ter sido considerado quando os itens foram introduzidos e pedimos desculpas por isso). Devido à duração do CM e à natureza ilimitada destes itens, poderia ocorrer no futuro, o tipo de situação onde certos eventos acabariam por tornar-se muito desequilibrados e injustos para os jogadores"

    pergunto então se foram removidas  os bónus não teriam que ser também retirados?

    e acho muito bem a retirada das pipas pois nem para uma quanto mais para meia dúzia delas acho que nem se devia ter mais que uma . decisão acertada só falta o resto. 





  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    editado 11.03.2018
    Kinhihna_111Gam (PT1) 

    Foi retirada a venda dos itens apenas, os que continuam nas fazendas foram legitimamente adquiridos e o erro de cálculo em não racionalizar essa aquisição é da responsabilidade da GGS e não dos jogadores.
    Para os bónus serem retirados dos itens que já existem nas fazendas, os jogadores teriam de ser compensados e isso não está previsto acontecer.
  • Colheita Feliz (BR1)Colheita Feliz (BR1) Postagens: 7
    editado 11.03.2018
    Um erro fatal que a GG acabou de fazer com os seus jogadores da BF, infelizmente o jogo trás desvantagem para quem esta a iniciar o game ou até aqueles q desejariam obter a pipa para pôde ajudar a sua cooperativa a crescer nos CC, hj vejo que apenas 1 pessoa consegue pontuar sozinha(o) uma qntidade absurda de pontos fazendo com que sua cooperativa avance de liga ou fique em uma classificação desejável para seus amigos de cooperativa. Oque a GGs deveria fazer era retirar do CM e botar em um evento q todos pudessem conseguir a pipa pois retirar ela de rota foi um erro crucial no game pois desanimou bastante jogadores... inclusive eu a permanecer jogando, os dia que estão por vim não adiantará fundar uma cooperativa sendo q nenhum membro tenha sequer uma pipa para lhe dar uns bônus em qnto as de mais cooperativa os jogadores tem uma duzia ou mt mais  e pontuando absurdamente no CC. Francamente estou pensando seriamente em abandonar esse jogo por ser injusto com jogadores q não tem as condições de conseguir certo item para beneficiar sua cooperativa e a si em tempo de eventos. A GG deveria era consultar antes os jogadores sobre esse método deles antes de aplicarem no game, pois do que adianta eles fazerem aquela consulta com os jogadores se nem ao menos tentam resolver o mínimo de problema que já tem no game ?
     :'(   Desanimadão de continuar jogando esse jogo. Vejo que todo esforço q faço pela minha cooperativa e tudo em vão, infelizmente nunca sairemos do prata ou bronze.
  • ruks (PT1)ruks (PT1) PT1 Postagens: 307
    Kinhihna_111Gam (PT1) 

    Foi retirada a venda dos itens apenas, os que continuam nas fazendas foram legitimamente adquiridos e o erro de cálculo em não racionalizar essa aquisição é da responsabilidade da GGS e não dos jogadores.
    Para os bónus serem retirados dos itens que já existem nas fazendas, os jogadores teriam de ser compensados e isso não está previsto acontecer.
    Bom dia,

    Isso foi/é corrigir um erro, com outro erro!

    Imagine que numa determinada altura existia a possibilidade de no "circo" da Formula 1 serem adquiridos viaturas que atingiam 5000 quilómetros hora, mas que o seu preço era de tal forma elevado que quase todos precisariam de algum tempo para se adaptar/obter verbas para os adquirir. Uma das equipas era milionária e pode comprar logo uma viatura destas e correr com a mesma, claro que venceu folgado a primeira corrida, quando todos os outros ainda iam a meio da prova. Então alguém se lembrou! Esperem ai! Isto assim não dá hipóteses, vamos retirar a possibilidade de se venderem estas viaturas que andam a 5000 quilómetros hora, quem comprou, pode continuar a correr com elas, quem não comprou tivesse comprado... então, a partir deste momento, temos uma equipa com um piloto a poder andar a 5000 quilómetros hora e todos os outros desgraçados só podem competir com viaturas a 400 quilómetros hora. ISTO É JUSTO?

    Podia dar 1001 exemplos mais... imaginação não faltaria...

    Está correcto terem retirado a venda dos items devido ao "ilimitado" da questão... mas... não está correcto terem retirado a possibilidade de quem não tem... também poder vir a ter, para poder sonhar jogar com as mesmas armas, mesmo que demore a conseguir ter e/ou não consiga ter porque nunca vai ter capacidade monetária ou o que seja para isso, mas não se pode é cortar essa esperança/possibilidade.

    Exemplo/Sugestão:

    A GGS poderia ver qual é o utilizador que tem mais pipas, imaginemos 50 pipas, todos os outros utilizadores deviam ter a possibilidade de adquirir até essas 50 pipas, mesmo que nunca venham a ter recursos para isso, ou só possam vir a adquirir algumas ou nenhuma, não se pode é cortar essa esperança.

    Ou limitar a sua influência nas missões a 1, 2 ou 3 pipas, todas as extras não deveria contar e obviamente a quem não tem, deveria ser aberta a possibilidade de vir a ter, é algo demasiado importante/fundamental que tem influência directa na prestação dos utilizadores, estamos a falar de algo que ajuda a ter resultados permanentes (atenção a palavra permanente) numa competição.

    Isto é quase parecido ao Doping ou Dopagem: "utilização de pipas proibidas" em competições online...

    Mas... são proibidas só para alguns... isto não faz qualquer sentido.

    Mais grave que errar... é tentar corrigir esse erro, com outro ainda pior!

    Esta medida da GGS é tão absurdamente injusta, que no limite até deveria ser possível fazer queixa para o "Tribunal" europeu dos direitos do homem ou algo parecido. Sabemos que isto é só um jogo, temos que tentar levar isto para o "lazer", para a tanga e coisa e tal ou parecido, mas tudo tem um limite.

    //ruks
  • FarmerNana (PT1)FarmerNana (PT1) PT1 Postagens: 34
    Bom dia :)

    Não me vou alongar muito porque corro o risco de repetir o que em cima já foi mencionado por outros jogadores e porque o tema é tão óbvio que nem vale a pena muito desgaste a fazer ver o que está correto ou nem por isso.

    Resumindo, a minha opinião é:

    - Retirada da possibilidade da compra de pipas, errado, todos deveriam ter o mesmo direito independentemente se uns conseguem numa semana, se outros num ano, cada um joga como pode, ao seu ritmo e com as posses que tem...se a disponibilizaram a dada altura, só tinham de a manter para dar hipótese a todos.

    - Não limitar a compra de pipas, errado, apesar que todos deveriam ter a possibilidade de a adquirir, deveria ter sido imposto um limite à mesma, 1 ou 2 no máximo, como se passa por exemplo com os celeiros.

    3.º - Erros feitos e vamos então corrigi-los com um erro ainda mais crasso, para não dizer hilariante: retira-se a possibilidade de compra de pipas, quem as conseguiu em tempo útil e usando os seus métodos pessoais, ótimo, quem não conseguiu apesar de ter andado aqui diariamente a lutar para acumular moedas e ir buscar uma pipa, "morre na praia", e o pior de tudo é que quem as tem, usa legitimamente o efeito que elas dão, pois não tiveram o cuidado de ver que isso seria muito injusto para os restantes jogadores. Ora onde fica desta forma o equilíbrio de um jogo onde todas as semanas nos desafiam para competições entre coops? :o

    Também me sei colocar na posição de quem investiu muito a comprá-las e se agora retirassem o bónus que está associado também seria incorrecto, mas penso que a solução passaria por ressarcir esses jogadores com o que investiram, e limitar os bónus de pipas apenas para 1 ou 2 no máximo, o que perfaz 100% que já é muito bom e deveriam dar hipótese aos que não chegaram a ter, de as conseguir no futuro, ou com as moedas CM ou noutro evento qualquer. Assim sim, era justo para todos e prevaleceria a lei da igualdade.

    Se nada for feito para remediar a situação, só me ocorre uma frase: "mataram o CC" pois passou a ser um evento inglório e injusto para a maioria dos jogadores e, ficam a fazer missões apenas os que têm as dezenas de pipas e uns contra os outros :D, porque os restantes, ou já desanimaram ou para lá caminham ;)

    Bom domingo a todos :)






  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    Kinhihna_111Gam (PT1)
    Colheita Feliz (BR1) 
    ruks (PT1) 
    FarmerNana (PT1) 

    Obrigada pelas vossas opiniões que transmitiremos à empresa proprietária do jogo.
     
  • luz (PT1)luz (PT1) PT1 Postagens: 29
    Boas tardes peço desculpa mas a minha revolta é tanta que tenho que protestar, se arranjaram maneira de alguns jogadores ( ricos ) ganharem todos os cc, conseguiram, como é possível um elemento ter 1000% com 20 pipas, acham bem? se calhar ate acham, eu simplesmente vou deixar de comprar ouro, ja sei ( a nossa moderadora vai dizer que é opção de cada um ) mas sinceramente desde á algum tempo têm so feito asneiras e não há ninguem que veja? ou será que todos precisam de uns centimos de intel. ? é revoltam-te e ninguem vé nada, é melhor acabar antes que seja expulso, porque se fosse dizer o que sinto.

    muito atenciosamente dentro da revolta

    luis
  • acacio1963 (PT1)acacio1963 (PT1) Postagens: 16
    editado 11.03.2018
    estou de acordo com o luz(PT1)
    não invisto mais enquanto esta situação durar
    isto já é gozo
    é impressionante como alguem que adorava este jogo começa a odiar
    (retirada expressão de exagerada agressividade) 
    cumprimentos

    Post edited by Sophie Zee Catz on
  • Viniciu18Gamer (BR1)Viniciu18Gamer (BR1) BR1 Postagens: 264
    ruks (PT1) disse:
    Kinhihna_111Gam (PT1) 

    Foi retirada a venda dos itens apenas, os que continuam nas fazendas foram legitimamente adquiridos e o erro de cálculo em não racionalizar essa aquisição é da responsabilidade da GGS e não dos jogadores.
    Para os bónus serem retirados dos itens que já existem nas fazendas, os jogadores teriam de ser compensados e isso não está previsto acontecer.
    Bom dia,

    Isso foi/é corrigir um erro, com outro erro!

    Imagine que numa determinada altura existia a possibilidade de no "circo" da Formula 1 serem adquiridos viaturas que atingiam 5000 quilómetros hora, mas que o seu preço era de tal forma elevado que quase todos precisariam de algum tempo para se adaptar/obter verbas para os adquirir. Uma das equipas era milionária e pode comprar logo uma viatura destas e correr com a mesma, claro que venceu folgado a primeira corrida, quando todos os outros ainda iam a meio da prova. Então alguém se lembrou! Esperem ai! Isto assim não dá hipóteses, vamos retirar a possibilidade de se venderem estas viaturas que andam a 5000 quilómetros hora, quem comprou, pode continuar a correr com elas, quem não comprou tivesse comprado... então, a partir deste momento, temos uma equipa com um piloto a poder andar a 5000 quilómetros hora e todos os outros desgraçados só podem competir com viaturas a 400 quilómetros hora. ISTO É JUSTO?

    Podia dar 1001 exemplos mais... imaginação não faltaria...

    Está correcto terem retirado a venda dos items devido ao "ilimitado" da questão... mas... não está correcto terem retirado a possibilidade de quem não tem... também poder vir a ter, para poder sonhar jogar com as mesmas armas, mesmo que demore a conseguir ter e/ou não consiga ter porque nunca vai ter capacidade monetária ou o que seja para isso, mas não se pode é cortar essa esperança/possibilidade.

    Exemplo/Sugestão:

    A GGS poderia ver qual é o utilizador que tem mais pipas, imaginemos 50 pipas, todos os outros utilizadores deviam ter a possibilidade de adquirir até essas 50 pipas, mesmo que nunca venham a ter recursos para isso, ou só possam vir a adquirir algumas ou nenhuma, não se pode é cortar essa esperança.

    Ou limitar a sua influência nas missões a 1, 2 ou 3 pipas, todas as extras não deveria contar e obviamente a quem não tem, deveria ser aberta a possibilidade de vir a ter, é algo demasiado importante/fundamental que tem influência directa na prestação dos utilizadores, estamos a falar de algo que ajuda a ter resultados permanentes (atenção a palavra permanente) numa competição.

    Isto é quase parecido ao Doping ou Dopagem: "utilização de pipas proibidas" em competições online...

    Mas... são proibidas só para alguns... isto não faz qualquer sentido.

    Mais grave que errar... é tentar corrigir esse erro, com outro ainda pior!

    Esta medida da GGS é tão absurdamente injusta, que no limite até deveria ser possível fazer queixa para o "Tribunal" europeu dos direitos do homem ou algo parecido. Sabemos que isto é só um jogo, temos que tentar levar isto para o "lazer", para a tanga e coisa e tal ou parecido, mas tudo tem um limite.

    //ruks
    Amigo, o seu texto foi altamente correto, e quem começou no jogo hoje, mesmo que essa pessoa possa ter 10 pipas ela não poderá ter.
  • Edilly (BR1)Edilly (BR1) BR1 Postagens: 103
    Nossa  campeonato  novamente,  para  que  campeonato?
    Se  já  sabemos  quem  será  os ganhadores.
    Torno-se  cansativo  e  desanimador.
    Acordem,  com  isso cada  vez  mais  pessoal  desistindo.

  • Viniciu18Gamer (BR1)Viniciu18Gamer (BR1) BR1 Postagens: 264
    Nossa  campeonato  novamente,  para  que  campeonato?
    Se  já  sabemos  quem  será  os ganhadores.
    Torno-se  cansativo  e  desanimador.
    Acordem,  com  isso cada  vez  mais  pessoal  desistindo.

    Eles ganham, pois além de pipas eles tem os melhores jogadores.
  • luz (PT1)luz (PT1) PT1 Postagens: 29
    Bons dias, sinceramente pensava que tinham resolvido o problema das pipas, mas não continuamos na mesma, aqui se ve o quanto dão valor as nossas reclamações, continuem assim e terão meia duzias de jogadores a jogar, pois o interesse pelo jogo ta-se a ir, so pensam em negocio e lucro, não se preocupando com os jogadores
  • roseli souza 01 (BR1)roseli souza 01 (BR1) BR1 Postagens: 11
    Nossa  campeonato  novamente,  para  que  campeonato?
    Se  já  sabemos  quem  será  os ganhadores.
    Torno-se  cansativo  e  desanimador.
    Acordem,  com  isso cada  vez  mais  pessoal  desistindo.

    Já reclamei outras vezes. Reclamações em vão. Continuarão os campeonatos a cada quatro dias. Cansativo demais.
  • Viniciu18Gamer (BR1)Viniciu18Gamer (BR1) BR1 Postagens: 264
    luz (PT1) disse:
    Bons dias, sinceramente pensava que tinham resolvido o problema das pipas, mas não continuamos na mesma, aqui se ve o quanto dão valor as nossas reclamações, continuem assim e terão meia duzias de jogadores a jogar, pois o interesse pelo jogo ta-se a ir, so pensam em negocio e lucro, não se preocupando com os jogadores
    Disse tudo, daqui a pouco só jogaram os jogadores com pipas
  • está havendo uma discrepância gritante neste jogo! quando a gente começa uma missão a lista de participantes é uma e esta todo mundo com nada no saldo, assim que voce coloca 1 produto aparece o nome de um jogador que nao estava na lista inicial, com um saldo de coisas absurdas, ja em primeiro lugar e com a bolinha vermelha acionada, e tambem tem aquele jogador com bolinha vermelha(indicano que arquivou a missão) só que não tem nenhum item apresentado, isto é se a missão for milho esse infeliz na apresentou nenhuma espiga e conseguiu arquivar a missão e o outro que tem um saldo absurdo nao constava da lista inicial dos participantes! jsso ou é bug ou safadeza! 
  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    seu lobato7 (BR1) 

    Coloque aqui um print da situação que mencionou para a podermos analisar ou envie a sua reclamação ao suporte técnico.
  • Samara Lee (BR1)Samara Lee (BR1) BR1 Postagens: 3
    O problema não é só ser finais de semana.Este cc tá dando nos nervos. É um atrás do outro.Nem nos recuperamos já vem. Tá louco.Não é mais nem semanal.Daqui a pouco vai ser todos os dias aja saco.
  • luz (PT1)luz (PT1) PT1 Postagens: 29
    Sera que quem protesta as pipas, não têm direito a uma resposta?

    ta visto que não, quem esta em desacordo com a GGS, não interessa responder

    Tenham consideração, por quem vos paga os ordenados
  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    luz (PT1) 

    Provavelmente é melhor você escrever a quem paga o dito ordenado e colocar essa questão diretamente. Fica aqui o link para lhe facilitar a tarefa SUPORTE TÉCNICO, é só clicar nas palavras e vai lá ter direto.

    E quando obtiver uma resposta conclusiva se desejar partilhe connosco ;) pois já dissemos várias vezes aqui que logo que haja alguma alteração informaremos os jogadores.
  • AnaS. (PT1)AnaS. (PT1) PT1 Postagens: 101
    Não sei se já falaram sobre isto, é muita gente a comentar :p mas não percebo as subidas das cooperativas nos CC's. Porque é que na liga amadora sobem 8 cooperativas para a liga seguinte (muito poucas, a meu ver, visto serem todas as cooperativas iniciais nesta liga, mas enfim...) e de repente, na liga bronze já SÓ passam 2 cooperativas para a liga prata? É uma enorme discrepância, não faz sentido. São tantas as ligas, porquê manter todas as cooperativas em baixo, na liga amadora? Sim, verdade que passando apenas 2, não significa que todas as outras desçam. Antes, continuarão na liga bronze, mas desta forma creio que (como toda a gente tem vindo a dizer) a igualdade não poderá existir. Se, já desde as ligas iniciais já se nota esta diferença, na liga prata e ouro nem se fala... Sei que nada mudará, apenas me apeteceu comentar sobre isto :D 

    Beijinhos a todos,
    Boas colheitas
  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    editado 05.04.2018
    Olá AnaS. (PT1) 

    As descidas e subidas nos rankings do CC podem ser diferentes de servidor para servidor. O cálculo é feito tendo em consideração o número total de elementos do servidor em questão e a atividade do mesmo e esses rankings podem eventualmente sofrer alterações com o tempo.

    Por exemplo, no servidor EN uma coop que esteja na liga de prata observa um cenário diferente do nosso: as melhores 2 coops sobem a ouro e as 4 piores são despromovidas para bronze.



  • Edilly (BR1)Edilly (BR1) BR1 Postagens: 103

    Impossível  competir  com  as  cooperativas  que  tem  pipas.
    Cansei de responder  o questionario  da  diferença  entre  jogadores, que existe uma diferença gritante entre jogadores.
    E  não  e  feito  nada para  separar  esses  jogadores  que  foram  priveligiados  com  essas  pipas, porque?
    O  dinheiro  deles  e  diferente  do nosso?
    Ou  essas  pessoas  são  donos  do  jogo?
    Ou  existe  algo  errado  no  jogo?
    Desanimador  esses campeonatos.
    Será que  terei  resposta  as minhas  duvidas?
  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    Edilly (BR1) 

    Os esclarecimentos possíveis de serem dados sobre este assunto já foram colocadas aqui neste tópico, passe os olhos pelas respostas já dadas aos outros jogadores.

    Se quer reclamar ou pedir esclarecimentos adicionais, que não conseguimos dar aqui simplesmente porque não nos foram passados, ou outros quaisque sobre porque é que a GGS toma as deciões que toma, escreva diretamente à empresa via suporte técnico. 

    Insistir aqui constantemente por respostas que manifestamente não temos como dar é contraproducente para toda a gente; além disso está a fazer spam.
  •   faz mais de ano que venho jogando ,neste ultimo campeonato das cooperativa sentir muito prejudicado, o jogo totalmente lento, demora 10 a 15 minutos pra loga, quando abri a tela inicial do jogo as contrução parece só a metade ai demora mais uns 10 minuto para aparecer o resto das construção...  o engraçado que vcs erram só pra prejudicar o jogador kkk. nunca teve um bug ou erro que deu ouros de graça ou dólares e nem pontos de experiência... os bugs só prejudicam nois os jogadores e nunca vocês....

  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    BigJuniorsoares (BR1) 

    Quando isso acontecer corra os procedimentos de limpeza do seu navegador: limpe histórico, cookies e cache, atualize a versão do jogo e o flash player se necessário e mude de navegador para verificar se consegue navegar melhor (ver Os melhores navegadores para usar nos jogos da GGS)


  • ninita (PT1)ninita (PT1) PT1 Postagens: 39

    Muitos campeonatos, muitos eventos, alguns em duplicado, muita pressão, promessas que nunca se cumprem, como por exemplo que iriam rever os valores dos peixes.

    Resultados - saturação, desistências ou greves, porque é impossível continuar a jogar o jogo conforme está.

    Conclusão - menos lucros...

    Revejam o jogo, os valores dos itens para aprimorar, concedam-nos mais benefícios, ou o jogo vai morrer por tanta avareza.

    Eu pessoalmente já jogo por jogar... Estou a perder o interesse. Já nem sei o que é terminar eventos...

    Quem tudo quer, tudo perde. Já faltou mais o que lamento

  • milla20151 (BR1)milla20151 (BR1) BR1 Postagens: 9
    Concordo Ninita
    O jogo agora é dos que tem pipas. Não existe mais nenhuma possibilidade para os que não tem.
    Campeonato das cooperativas, já sabemos quem vai ganhar. Campeonato Mundial de Funil também.
    Liga do vilarejo uma prisão e muitos ainda apelam por usar ouro direito, se apelam para o uso do ouro, nem deveria chamar desafio.   
    Realmente  revejam o jogo, antes que acabe.
  • Roberto Guedes (BR1)Roberto Guedes (BR1) BR1 Postagens: 288
    Essa equipe aumentaram a dificuldade dos eventos com o intuito de forçar os jogadores a gastarem mais ouros. acho certo que visem seus lucros mas precisam ter a medida certa. acho que essas dificuldades estão aos poucos afastando jogadores. isso aqui tem que ser uma diversão, mas no meu ponto de vista virou uma escravidao. pra se cumprir um determinado evento temos que ficar horas a fio em frente ao computador, e cá prá nós, a vida nao se resume somente a esse jogo, pelo menos a minha nao. infelizmente eu aos poucos estou perdendo o interesse. campeonatos praticamante semanais, evento do funil com inclusão de caixas que necessitam uma quantidade absurda de itens pra pontuar bem, eventos temáticos com uma quantidade absurda de coletagem e por fim a temporada de cavalos que nao oferece grandes prêmios e está impossível de alcançar uma liga legal. emfim, ta osso.
  • Oceane (BR1)Oceane (BR1) BR1 Postagens: 10
    editado 13.04.2018
    Fora q a cada dia q passa estão tirando uma coisinha aqui outra lá..

    É gasto em troca de nada..

    Olha o nível dos prêmios do campeonato..
    Tiraram todas as caixas ouro, prata e bronze, fichas da roda e colocaram (20 adubos, 5000 mil xp, ração)..

    E a desculpinha q agora os prêmios são colocados automaticamente pelo sistema..

    Bom, eu não caio mais nessas desculpas da GGS..
    O bolso é de cada um e do meu não sai mais nem 1 centavo..


  • Sophie Zee CatzSophie Zee Catz Moderator, Guest Postagens: 5,183
    Olá Comunidade,

    Disponibilizámos um tópico especial para recolha das vossas opiniões e pedidos quantos aos prémios que desejam ser implementados nos CC.

    O tópico é este Prémios do CC - pedido de feedback e agradecemos a todos antecipadamente pelas vossas respostas e sugestões  :)
Este tópico está fechada.