Início Grupos Oficina de Tutoriais para o Fórum

[Rascunho] Funções Escondidas do Fórum

Goncalerta (PT1)Goncalerta (PT1) Postagens: 2,787
editado 11.10.2015 em Social Groups
Como já sabem, o fórum foi recentemente alterado e algumas das funcionalidades desapareceram, e apareceram outras.
Aqui serão listadas as funcionalidades que aparentemente desapareceram, mas que na verdade ainda podem ser usadas. 
Estas técnicas foram encontradas pela lanwis.

Underlined (sublinhado)

No novo fórum podes encontrar o botão para bold e italic, bem como um novo (strikethrough). Porém, o botão underlined não está presente. Mas sim, acabaste de ver o texto "underlined" sublinhado! Podes ativar de duas formas: 

- Selecionando o texto e usando o atalho Ctrl+U;
- Entrando no modo "HTML" (o segundo botão do editor a contar da direita) e escrevendo no inicio do texto a sublinhar <u> e no fim </u>.

Tamanho e cor

O tamanho e a cor são dois grandes problemas do novo fórum: as escolhas do tamanho são tão limitadas e a ausência de cores dificulta a personalização dos posts. Há uma forma de contornar esse problema, mas aparentemente o fórum defende-se, tentando impedir-nos de a usar. Para mudar o tamanho/cor:

1- Entrar no modo visualização HTML;
2- Procurar o texto que se quer editar com cor e tamanho;
3- No início do texto colocar <font color="_" size ="_"> e no fim </font>;
4- Substituir "_" pela cor e tamanho que queres, respetivamente (manter as aspas).

> Se apenas quiseres mudar apenas a cor/tamanho, apaga a parte que diz respeito ao outro atributo. (por exemplo se quiser apenas mudar o tamanho para 3 fica só <font size="3">)

> Em vez de colocares o nome pela cor, podes usar o código hexadecimal precedido por # (por exemplo <font color="#FFFFFF"> para o texto ficar branco; podes ver qual o código da cor que pretendes num site de conversão como este: http://www.2createawebsite.com/build/hex-colors.html)

> Se saires do modo "HTML" sem postar ou nas citações do post, o código não aparece. Por isso, o melhor é formatar a cor e tamanho para textos simples que não precisem de ser constantemente alterados e no fim de terminar de escrever tudo.

> O tamanho máximo é 6.

Comentários

  • Goncalerta (PT1)Goncalerta (PT1) Postagens: 2,787
    editado 28.12.2015

    * Post de Testes *


    Acordei a sentir-me estranho, como se algo tivesse mudado. Abri os olhos e estava tudo escuro. Mas isso não fazia sentido, a porta costuma estar entreaberta, deixando as luzes do pinheiro de Natal iluminarem suavemente o meu quarto. 

    Levantei-me, sem acender a luz, e fui abrir a porta. Mas em vez de encontrar naquele sítio a porta, como era habitual, tropecei, e caí em cima de algo fofo. Parecia outra cama! Ouvi um grito e logo de seguida a luz acendeu-se.

    _ O que é que te deu? – Exclamou um menino, em cima do qual tinha caído.

    E qual não foi o meu espanto… A porta estava no sítio oposto àquele onde eu estava a ir. Onde estava eu? Não era no meu quarto de certeza, a menos que tenham feito remodelações em mobília, estrutura e dimensões enquanto dormia! Olhei para o menino ruivo, novamente. Era igualzinho ao…

    _ Nãooo…. Não pode ser que… - Gaguejei.

    _ Irmão, está tudo bem contigo? - Interrompeu, preocupado.

    _ Irmão?! - Exclamei, incrédulo.

    Estaria a sonhar?! Olhei para o relógio para saber as horas. Passavam 5 minutos da meia noite. A superfície do relógio era ligeiramente espelhada, o que me permitiu descobrir que eu era igualzinho ao menino… Era o seu irmão gémio! Eu... Eu estava dentro... do BigFarm!

    Agora lembrava-me! Viciado como estava, só parava para comer e dormir, e na Consoada de Natal, durante aquele temporal imenso, não larguei o jogo por um único segundo. Lembro-me de ouvir alguém a comentar que faltava menos de 1 minuto para se abrir as prendas, ouviu-se um trovão e ali estava eu tele-transportado para o universo BigFarm.

    _ Sim, tudo ótimo! E não podia estar melhor - afirmei. E não estava de maneira nenhuma a mentir. Poderia haver melhor presente de Natal do que aquele?

    Voltei para a minha cama, desliguei a luz e tentei dormir. Como era de esperar não conseguia, por duas razões: primeiro estava ansioso por chegar o dia, depois porque tinha medo que adormecer me fizesse voltar ao mundo real.

    Mal chegou o dia, fui a correr tomar o pequeno almoço, e surgiu-me uma dúvida terrível: Eu era o Jim, ou era o Jack? Decidi escolher um e esperar por que ninguém estranhasse. Decidi fazer de Jack, porque o meu irmão estava muito sossegado. Despejei a tigela cheia de cereais melados em cima do Jim, e ele ficou com o cabelo todo colado.

    _ JIM! O QUE É QUE TE DEU?! - Exclamou a nossa mãe.

    _ Ah, já percebi o jogo... - afirmou o irmão com o cabelo cheio de cereais, que agora tinha percebido ser o Jack e não o Jim - Queres experimentar como é ser malvado... Bem, como sempre, no Natal, eu não prego partidas, por isso estás por tua conta.

    _ Ora, era só o que me faltava... Livro-me de uma peste por um dia e ganho outra! - Comentou a mãe.

     E agora tinha o disfarce perfeito! Podia tentar fazer-me passar pelo Jim em versão malvada, e se alguém desconfiasse, podia simplesmente avisar que isto de ser mau era novo para mim, e ninguém desconfiaria! Assim não causaria nenhum desequilíbrio no universo do BigFarm, evitando uma mudança radical no jogo.

    Passei o dia inteiro a fazer partidas! Que divertido! Devia também fazer aquilo no mundo real... Num dia, montes de pessoas receberam presentes que, ao abrir, lhes pregavam um susto; tropeçaram em cascas de banana; escorregaram em óleos escorregadios (eu conhecia perfeitamente o acesso ao armazém da fazenda de flores, já que eu era o dono virtual daquela quinta no Mundo Real); sentaram-se em cima de bombas de mal cheiro; e muitas outras partidas.

    Só cheguei a casa pouco antes da meia noite. Quando a minha mãe abre a porta, lembro-me porque não devo fazer partidas no mundo real.

    _ JIM! Só chegaste a estas horas?!  E nem imaginas a quantidade de queixas da vizinhança! Vais apanhar um valente castigo... - Ralhou, agarrando-me pela orelha - Uma semana inteira no teu quarto, e só sais para o essencial, como comer, dormir ou ir para a escola!

    Isto era horrível! Eu não queria ficar de castigo... Ainda por cima estar a ser ralhado por alguém que não era a minha mãe! Ou seria? E se agora eu nunca mais voltasse? Eu queria tanto voltar à consoada de Natal...

    De repente começou a chover, primeiro miudinho, mas em menos de um minuto intensificou-se bastante. Uma ventania começou a percorrer a casa inteira, fazendo uma corrente de ar que entrava pela porta, onde estava a minha mãe, e saindo pelo nosso quarto.

    _ O que... é... que...? - Gaguejou, largando-me.

    Uma esperança tomou conta de mim. Fui a correr até ao nosso quarto, o único sítio que sabia existir um relógio. A intuição estava certa! Faltava 1 minuto para a meia noite!

    Voltei a correr, fui para fora de casa, sem me proteger da chuva! Bendita tempestade! O meu bilhete de volta! Ia a correr em direção a um campo onde pudesse estar completamente desabrigado da tempestade, o que era irónico, pensando agora. Pelo caminho, era constantemente empurrado e quase levantava voo com o vento, de tão intenso que estava. Deu-se um clarão, provavelmente o trovão que me transportou da última vez e eu nem tive tempo de pensar. Quando dei por mim, estava tudo escuro à minha volta.

    Acendi a luz do quarto. Era o meu quarto! Que feliz que estava! Tinha voltado! Só era pena ter perdido o dia de Natal... Decidi, por curiosidade, ligar o bigfarm. O evento "Não é deste mundo" tinha sido cancelado, e Jack alegava que "o seu parceiro detetive estava de castigo e a investigação tivera de ser interrompida". E o evento "Bonzinho ou Malvado" só tinha a banca do Bonzinho, e quem estava a vender os produtos era o Jack! Que reviravolta! Já imaginava a onda de reclamações que iria abalar o fórum no dia seguinte...

    Post edited by Goncalerta (PT1) on
  • Goncalerta (PT1)Goncalerta (PT1) Postagens: 2,787
    editado 28.12.2015

    Abri os olhos e estava tudo escuro e silencioso. Mas isso não fazia sentido, ainda há um minuto estava na consoada de Natal, viciado no BigFarm, não o largando nem quando anunciaram ser meia noite, hora de abrir prendas. Depois deu-se um clarão, provavelmente um trovão, tal era o temporal, e agora estava aqui!

    Agora que estava mais atento, na verdade havia ruído! Alguém a ressonar... Levantei-me, sem acender a luz, e fui na direção do barulho. Mas tropecei numa coisa qualquer e caí ao chão, fazendo muito ruído.

    _ O que é que te deu? – Exclamou o menino que estava a dormir, acendendo a luz - Quiseste ir ver as prendas, não foi? Espera por amanhã de manhã, nós fazemos sempre assim...

    E qual não foi o meu espanto… O rapazinho era igualzinho aos gémeos Jim e Jack, do BigFarm! Decidi apagar a luz e ir dormir, sem dizer nada.

    Estaria a sonhar?! Olhei para o relógio para saber as horas. Passavam 5 minutos da meia noite. Se calhar, tinha sido transportado para o universo do BigFarm! E, se estava eu e um dos gémeos sozinhos, no mesmo quarto, então eu era o outro irmão gémeo! De tão excitado e ansioso pelo dia seguinte, não consegui dormir.

    Mal o despertador tocou, fui a correr tomar o pequeno almoço, e surgiu-me uma dúvida terrível: Eu era o Jim, ou era o Jack? Decidi fazer de Jack, porque o meu novo irmão não estranhou a minha falsa tentativa de ir ver as prendas antes do tempo. Despejei a tigela cheia de cereais melados em cima dele, deixando-o com o cabelo todo colado.

    _ JIM! O QUE É QUE TE DEU?! - Exclamou a nossa mãe.

    _ Ah, já percebi o jogo... - afirmou o irmão com o cabelo cheio de cereais - Queres experimentar como é ser malvado... Bem, boa sorte! Como sempre, no Natal, eu não prego partidas, por isso estás por tua conta.

    _ Ora, era só o que me faltava... No único dia que posso sossegar de uma peste aparece-me outra! - Comentou a mãe.

    E agora tinha o disfarce perfeito! Ao passar-me por um Jim malvado, se alguém desconfiasse, podia simplesmente avisar que isto de ser mau era novo para mim, e não causaria nenhum desequilíbrio no universo do BigFarm.

    Passei o dia inteiro a fazer partidas! Que divertido! Devia também fazer aquilo no mundo real... Perdi a conta do número de pessoas que receberam falsos presentes que eram na verdade lançadores de tartes ativados ao desembrulhar, escorregaram em bananas ou sentaram-se em cima de bombas de mal cheiro!

    Só cheguei a casa pouco antes da meia noite. Quando a minha mãe abriu a porta, lembrei-me, em pânico, que as partidas tinham consequências.

    _ JIM! Só chegaste a estas horas?!  E nem imaginas a quantidade de queixas da vizinhança! Vais apanhar um valente castigo... - Ralhou, agarrando-me pela orelha - Uma semana inteira no teu quarto, e só sais para o essencial, como comer, dormir ou ir para a escola!

    Isto era horrível! Eu não queria ficar de castigo... Ainda por cima estar a ser ralhado por alguém que não era a minha mãe! Ou seria? E se agora eu nunca mais voltasse? Eu queria tanto voltar à consoada de Natal...

    De repente começou a chover, primeiro miudinho, mas em menos de um minuto intensificou-se bastante. Uma ventania começou a percorrer a casa inteira, fazendo uma corrente de ar que entrava pela porta, onde estava a minha mãe, e saindo pelo nosso quarto.

    _ O que... é... que...? - Gaguejou, largando-me.

    Uma esperança tomou conta de mim. Provavelmente era quase meia noite, e ia voltar ao Mundo Real! Deu-se um clarão e, quando dei por mim, estava tudo escuro à minha volta. Acendi a luz do quarto. Era o meu quarto! Que feliz que estava! Tinha voltado! Porém, fiquei com pena do pobre Jim... À minha custa levou um castigo a valer!

  • Goncalerta (PT1)Goncalerta (PT1) Postagens: 2,787
    editado 28.12.2015

    Que estranho! Ainda há uns minutos estava na consoada de Natal, a jogar BigFarm, quando anunciaram ser meia noite, hora de abrir prendas. Viciado como estava, não larguei o computador. Depois viu-se o clarão de um trovão, tal era a tempestade lá fora, e agora estava tudo escuro. Só se ouvia alguém a ressonar. Quem seria?

    Levantei-me, sem acender a luz, e fui na sua direção. Mas tropecei em algo, provavelmente um brinquedo, e fiz muito ruído. O menino que estava a dormir acendeu a luz e exclamou:

    _ O que é que te deu? Quiseste ir ver as prendas, não foi? Custa-te muito mais esperar só mais uma noite?

    E qual não foi o meu espanto… O rapazinho era igualzinho aos gémeos do BigFarm, Jim e Jack! Estaria a sonhar?! Se calhar, tinha sido transportado para o universo do BigFarm e era agora o seu irmão! Sem responder, apaguei a luz e tentei, em vão, dormir. Estava demasiado entusiasmado e ansioso pelo dia seguinte! Tantas coisas que podia fazer...

    Mal o despertador tocou, fui a correr tomar o pequeno almoço. Fiquei na dúvida de qual dos gémeos era, mas decidi-me que devia ser o Jack, caso contrário a desculpa de tentar ir ver os presentes antes do tempo não seria plausível. Então fiz uma partida: despejei a tigela cheia de cereais melados em cima do Jim, deixando-o com o cabelo todo colado.

    _ JACK! NEM NO DIA DE NATAL PODES DAR DESCANSO AO JIM?! - Exclamou a nossa mãe, confirmando quem era quem.

    Passei resto do dia a fazer partidas. Descobri muitas geringonças no sótão: lançadores de tartes disfarçados de presentes, cascas de banana escorregadias, bombas de mal cheiro e muitas outras! 

    Só cheguei a casa pouco antes da meia noite. A minha mãe abriu a porta, furiosa, puxou-me pelas orelhas e ralhou:

    _ JACK! Só chegaste a estas horas?!  Nem imaginas a quantidade de queixas que recebi da vizinhança! Ai, vais apanhar um valente castigo...

    Era horrível! Eu não queria ficar de castigo... Ainda por cima num Mundo que não era meu! Ou seria, a partir de agora? E se eu não conseguisse voltar? E se ficasse para sempre preso naquele universo? Eu não queria que isso acontecesse!

    De repente começou a chover torrencialmente e uma ventania percorreu a casa inteira. Uma esperança tomou conta de mim: talvez, como o dia estivesse a acabar, o temporal recomeçara e eu ia regressar! Deu-se um trovão, como eu intuí. Estava tudo escuro novamente. Acendi a luz, e vi que aquele era o meu quarto. Estava de volta!

    Post edited by Goncalerta (PT1) on
  • Goncalerta (PT1)Goncalerta (PT1) Postagens: 2,787

    Que estranho! Ainda há uns minutos estava na consoada de Natal, a jogar BigFarm, quando anunciaram ser meia noite, hora de abrir prendas. Viciado como estava, não larguei o computador. Depois viu-se o clarão de um trovão, tal era a tempestade lá fora, e agora estava tudo escuro. Só se ouvia alguém a ressonar. Quem seria?

    Acendi a luz. Estava num quarto que não era meu! O menino ruivo que estava a dormir exclamou:

    _ O que é que te deu? Estava a dormir tão bem e tiveste de me acordar?

    Qual não foi o meu espanto… E o rapazinho era igualzinho aos gémeos do BigFarm, Jim e Jack! Estaria a sonhar?! Se calhar, tinha sido transportado para o universo do BigFarm e era agora o seu irmão! Sem responder, apaguei a luz e tentei, em vão, dormir. Estava demasiado entusiasmado e ansioso pelo dia seguinte! Tantas coisas que podia fazer...

    Mal o despertador tocou, fui a correr tomar o pequeno almoço. Fiquei na dúvida de qual dos gémeos era. Decidi tentar um à sorte, e escolhi fazer de Jack. Então fiz uma partida: despejei a tigela cheia de cereais melados em cima do Jim, deixando-o com o cabelo todo colado.

    _ JACK! NEM NO DIA DE NATAL PODES DAR DESCANSO AO JIM?! - Exclamou a nossa mãe, confirmando quem era quem.

    Passei resto do dia a fazer partidas. Descobri muitas geringonças no sótão: lançadores de tartes disfarçados de presentes, cascas de banana escorregadias, bombas de mal cheiro e muitas outras! 

    Só cheguei a casa pouco antes da meia noite. A minha mãe abriu a porta, furiosa, puxou-me pelas orelhas e ralhou:

    _ JACK! Só chegaste a estas horas?!  Nem imaginas a quantidade de queixas que recebi da vizinhança! Ai, vais apanhar um valente castigo...

    Era horrível! Eu não queria ficar de castigo... Ainda por cima num Mundo que não era meu! Ou seria, a partir de agora? E se eu não conseguisse voltar? E se ficasse para sempre preso naquele universo? Eu não queria que isso acontecesse!

    De repente começou a chover torrencialmente e uma ventania percorreu a casa inteira. Uma esperança tomou conta de mim: talvez, como o dia estivesse a acabar, o temporal recomeçara e eu ia regressar! Deu-se um trovão, como eu intuí. Estava tudo escuro novamente. Acendi a luz, e vi que aquele era o meu quarto. Estava de volta!

Sign In to comment.